A valorização da ética, do respeito e da igualdade são pilares fundamentais do esporte. No tiro esportivo, esses princípios são vividos diariamente por atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e demais profissionais da modalidade. Agora, a comunidade do tiro esportivo está convidada a reafirmar esse compromisso com uma causa que diz respeito a todos: o enfrentamento ao racismo no esporte. Para colaborar, a CBTE convoca sua comunidade a participar do curso “Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando”, uma formação gratuita e on-line e com duração de cinco horas.
O curso faz parte do programa de capacitação e desenvolvimento do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), uma área de Educação e Segurança no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
“O objetivo da CBTE com essa campanha é fomentar um ambiente esportivo mais justo, inclusivo e acolhedor, por meio da reflexão e da educação sobre o racismo estrutural e as formas de combatê-lo no cotidiano do esporte”, destaca Jodson Edington, presidente da Confederação”.
Participe e ajude a transformar o esporte brasileiro. Porque no esporte – e na vida – todo mundo sai ganhando com mais respeito. Clique aqui e faça a sua inscrição!
Sobre o curso do IOB
O racismo ainda faz parte da sociedade que vivemos e pode ser entendido como um sistema de opressão que se manifesta de forma explícita, por meio de agressões físicas e verbais ou por práticas veladas, camufladas de piadas, concretizadas em atos discriminatórios. Nesse contexto, e sabendo do compromisso com a sociedade e sobretudo com o esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando. Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso tem como autora a filósofa e mestra, ativista na luta antirracista, Djamila Ribeiro, e a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO).