Mesmo diante de condições climáticas desafiadoras — com temperaturas baixas e ventos constantes de até 28 km/h — a Equipe Brasileira CBTE teve uma performance de destaque na WRABF World Cup 2025, realizada de 6 a 15 de agosto, em Oulu, na Finlândia. O evento reuniu 190 atletas de 27 países dos seis continentes, totalizando 502 inscrições em seis divisões distintas, e foi marcado por um altíssimo nível técnico e performances memoráveis.
Esta foi a sexta participação do Brasil em competições promovidas pela WRABF, desde sua estreia em 2013 com apenas três atletas. Em 2025, o país levou sua maior delegação até hoje: nove atletas nas divisões de Air Rifle e seis nas divisões de Rimfire Rifle, consolidando o avanço da modalidade no calendário da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).
O desempenho brasileiro foi expressivo, principalmente nas categorias de Air Rifle, com os atletas brasileiros posicionando-se entre os 15 melhores do mundo em pelo menos uma das divisões disputadas — um marco que reafirma a consistência e o crescimento do país no cenário internacional do Benchrest.
– Aluísio Marques B. de Albuquerque (Bronze no agregado two guns; 5º Air Rifle Heavy; 6º Equipe Air Rifle Heavy; 8º Air Rifle Light; 8º Equipe Air Rifle Light; 13º Air Rifle Unlimited; 5º Equipe Air Rifle Unlimited)
– Leandro Tagliani Rentes (6º Equipe Air Rifle Heavy; 15º no agregado two guns; 13º Air Rifle Light; 8º Equipe Air Rifle Light; 5º Equipe Air Rifle Unlimited)
– Edgard da Silva Neto (8º Equipe Air Rifle Heavy; 14º Air Rifle Heavy; 9º Equipe Air Rifle Unlimited)
– Ivan Costa Filho (6º Equipe Air Rifle Heavy; 8º Equipe Air Rifle Light; 12º Air Rifle Unlimited; 5º Equipe Air Rifle Unlimited);
– José Rubens Miro Silva Júnior (8º Equipe Air Rifle Heavy; 9º Equipe Air Rifle Unlimited);
– Marcelo Murias de Carvalho (8º Equipe Air Rifle Heavy; 9º Equipe Air Rifle Unlimited);
– Leandro da Silveira Leite (9º Air Rifle Light; 13º Equipe Air Rifle Unlimited)
– Matheus da Costa (13º Equipe Air Rifle Unlimited)
– Ricardo José da Rocha Valença (13º Equipe Air Rifle Unlimited)
Por sua vez, dos seis atletas que competiram nas divisões Rimfire Rifle as melhores classificações foram obtidas por:
– Ciro José Porto (40º em Rimfire Light Rifle);
– Rodrigo Aparecido Xavier (20º Equipe Rimfire Light Rifle)
– Franklin de Oliveira Costa (20º Equipe Rimfire Light Rifle)
– Itamar Antônio Bento (20º Equipe Rimfire Light Rifle)
A competição foi realizada no moderno Ruutikangas Shooting Center, a cerca de 32 km de Oulu. Com uma infraestrutura de excelência construída ao longo de 10 anos, o estande ocupa uma área de 100 hectares à beira-mar, próximo a um parque de turbinas eólicas, e é considerado um dos principais centros de tiro da Europa.
“Com a CBTE proporcionando mais uma oportunidade de crescimento por meio da interação internacional, valorizando o aprendizado de novas técnicas e o desenvolvimento de habilidades, tanto as individuais quanto as coletivas, temos a certeza de que a competição ofereceu importante experiência para cada um dos atletas. Da mesma forma para o chefe de equipe que acompanhou a delegação e para a comissão técnica, que se esforçaram para disponibilizar os meios destinados a amenizar as dificuldades enfrentadas no período de preparação”, destacou José Eduardo de Aguiar, diretor de WRABF da Confederação.
O dirigente também agradeceu aos presidentes das Federações de Tiro Esportivo de São Paulo, de Minas Gerais, do Maranhão e do Distrito Federal, pelo apoio e auxílio à equipe brasileira.
“Nosso muito obrigado também à empresa Uberlandense Ivan Negócios Imobiliários, do atleta Ivan da Costa Filho, e a parceria com a Via Connect Viagens, na pessoa da atleta olímpica Janice Gil Teixeira que, sem qualquer ônus, nos ofereceu a assessoria necessária para a aquisição de passagens aéreas, tickets de trem, seguros de viagem e reserva de hotéis na Finlândia”, completou José Eduardo.
Equipe Brasileira CBTE
Atletas das Divisões de Air Rifle:
Aluísio Marques B de Albuquerque; Edgard da Silva Neto; Ivan Graciano da Costa Filho; José Rubens Miro Silva Júnior; Leandro da Silveira Leite; Leandro Tagliani Rentes; Marcelo Murias de Carvalho; Matheus da Costa; e Ricardo José da Rocha Valença.
Atletas das Divisões Rimfire Rifle:
Ciro José Porto; Cleber Rufatto; Esdras Farias de Medeiros; Franklin de Oliveira Costa; Itamar Antônio Bento; e Rodrigo Aparecido Xavier.
Coordenador da Delegação: Pedro Júnior Ashidani.
A CBTE parabeniza todos os atletas e integrantes da comissão técnica que representaram o Brasil com dedicação, profissionalismo e espírito esportivo, escrevendo mais um capítulo importante na história do tiro esportivo brasileiro.