CBTE 120 ANOS

FALTAM

Dias
Horas
Min
Seg

CBTE CELEBRA A DÉCIMA EDIÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE WRABF

Facebook
WhatsApp
Email

Motivo para muita comemoração, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE realizará, no estande para carabinas olímpicas do CMTE, as provas finais da 10ª edição do Campeonato Brasileiro da Disciplina WRABF. A competição será realizada de 25 a 29 de novembro, fazendo parte da 54º Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle.

Breve histórico sobre a disciplina

Nas últimas décadas, o tiro de precisão realizado com o equipamento apoiado em suportes sobre uma mesa, conhecido como Benchrest, ganhou milhares de adeptos ao redor do mundo.

Da mesma forma, apesar da trajetória relativamente recente, essa disciplina de alta precisão ganhou forte destaque nacional após a filiação do Brasil à WRABF – World Rimfire and Air Rifle Benchrest Federation, entidade internacional responsável pela gestão, governança e elaboração das regras destinadas a normatização das competições de Benchrest praticadas com carabinas de fogo circular (Rimfire) e de ar comprimido (Air Rifle).

A WRABF organiza e faz a gestão dos Campeonatos Mundiais (World Championships) e das Copas do Mundo (World Cups), competições realizadas de forma alternada de dois em dois anos, atraindo centenas de participantes de países distribuídos nos seis continentes, promovendo o espírito de competição e a camaradagem entre os atletas. A disciplina é conhecida por não impor quaisquer tipos de barreiras, seja de idade, raça, religião, gênero ou idioma, focando apenas na precisão e no esporte.

O Brasil tornou-se oficialmente membro filiado à WRABF em 12 de abril de 2012, por iniciativa da AATD – Associação Atlética Tiro Desportivo, de Uberlândia (MG), que, em território brasileiro, passou a deter com exclusividade a representação e os direitos de utilização dos regulamentos e dos alvos adotados por aquela entidade. As funções de delegados da WRABF no Brasil foram designadas a dois atletas da CBTE: Flávio Cunha Vieira Gonçalves e José Eduardo de Aguiar. Necessário destacar que Flávio Vieira veio a exercer o cargo máximo da WRABF, atuando como seu presidente no quadriênio 2019-2023.

Dentro do cenário brasileiro, nos anos de 2012, 2013 e 2014 houve a gradual migração para a WRABF dos atletas praticantes do Benchrest com as regras da USBR (United States Benchrest), até então presente no Campeonato Brasileiro de CAR/PST/RF organizado pela CBTE.

Início do Brasileiro de WRABF

A partir de 2015, uma nova formatação para as provas de Benchrest foi adotada para as divisões de Ar Comprimido e Fogo Circular, oportunidade em que se passou a utilizar as normas e a jurisdição da WRABF. Além de conquistar os antigos atletas praticantes de USBR, o formato inédito da competição também atraiu novos aficionados para o Benchrest.

Adotando integralmente as regras internacionais, a CBTE elaborou o Regulamento Específico para as competições do Campeonato Brasileiro de WRABF. Tal regulamento define as particularidades adotadas pelo Brasil em suas competições internas, na gestão de provas on-line e/ou presenciais, para as divisões de carabinas de fogo circular (Rimfire International Sporter Rifle, Rimfire Light Rifle, Rimfire Heavy Rifle) e de carabinas de ar comprimido (Air Springer Rifle, Air Light Rifle, Air Heavy Rifle e Air Unlimited Rifle).

Incentivo importante para a prática de nosso esporte, tem-se que os atletas CBTE de alto rendimento e que ocupam posições de destaque no ranking das divisões de WRABF há muito participam do programa Bolsa Atleta, mantido pelo Ministério do Esporte do Governo Federal.

Inegável que o sucesso do caso brasileiro se deve em grande parte à pareceria, sem qualquer tipo de ônus econômico ou financeiro, firmada entre a AATD e a CBTE, incluindo-se nessa fórmula de sucesso a colaboração espontânea das Federações Estaduais de Tiro Esportivo, que promovem e desenvolvem a disciplina WRABF em todo o país, incentivando a participação de atletas em competições de alto nível.

Na tabela abaixo são apresentados os números referentes às inscrições em provas do Campeonato Brasileiro no período de 2021 a 2025.

Destaque para a temporada de 2023, que apresentou expressivo incremento no número de inscrições em provas on-line, causado basicamente pelo incremento de atletas nas divisões Carabina de Ar Comprimido Unlimited (25m) e Ar Comprimido Extreme (50m). Em função das alterações promovidas no Regulamento Internacional da WRABF e vigentes a partir de 2024, a divisão Air Unlimited foi reformulada e a divisão Air Extreme foi extinta.

Cenário internacional de 2013 a 2025

Desde a sua filiação, o Brasil tem se destacado no cenário internacional, participando, no período de 2013 a 2025, de todas as edições das competições internacionais da WRABF (World Cup e World Championship).

Sistematicamente as delegações brasileiras têm obtido bons resultados, conquistando medalhas individuais e por equipes, com o número de atletas em World Cups e World Championships crescendo significativamente. Para a World Cup WRABF 2025, realizada na cidade finlandesa de Oulu, a CBTE enviou sua maior delegação para uma competição internacional de Benchrest, com quinze atletas e um coordenador, demonstrando a consolidação da modalidade.

Não há dúvida de que a dedicação dos brasileiros resultou na conquista de posições de destaque no cenário internacional, com os atletas do país classificados entre os Top 15 do Ranking Mundial, em diversas divisões, especialmente nas de Air Rifle (Carabina de Ar).

Gestão 2023 a 2025

Com a consolidação e o inegável crescimento do número de atletas engajados com o Benchrest, em outubro de 2023 a CBTE promoveu a adequação de seu quadro de diretores, com a criação da Diretoria Técnica dedicada à Disciplina WRABF, com atuação independente e desvinculada da Diretoria Técnica de Rifle Internacional.

Com o engajamento e trabalho da nova Diretoria de WRABF, que contou com o apoio da presidência da CBTE, novas conquistas foram alcançadas:

– Pela primeira vez atletas da CBTE/WRABF participam do programa Bolsa Atleta Internacional, resultado direto da parceria entre a AATD e a CBTE;
– Atualização, adequação e a tradução para a língua portuguesa do Regulamento Internacional, aprovado na Assembleia Geral da WRABF em agosto de 2023, alinhando os atletas brasileiros com os padrões globais de alta performance;
– Elaboração, aprovação e a publicação do Regulamento Específico de WRABF destinado ao Campeonato Brasileiro, vigente desde de janeiro de 2024, elevando o nível técnico das competições nacionais;
– Homologação de várias instalações (estandes) para a realização de provas on-line do Campeonato Brasileiro de WRABF;
– Homologação de dois novos fornecedores (Alvo 10 – Porto Alegre/RS e Alvos NG – São Paulo/SP) para os alvos oficiais da WRABF, com especial cuidado para as especificações de dimensões, cores e qualidade de papel;
– Aquisição de software e equipamentos destinados especificamente à apuração eletrônica de alvos;
– Realização das provas finais nas instalações do estande olímpico (50m) do CMTE, que receberam adequações para atender à WRABF;
– Convocação, administração, coordenação e a arrecadação de recursos financeiros, próprios e de terceiros, para a realização das inscrições e confecção de uniformes destinados à equipe brasileira de WRABF, objetivando a sua participação como representante do Brasil na WORLD CUP em Oulu na Finlândia 2025;

Diante de uma produtiva e bem-sucedida parceria, que proporcionou a ampla difusão da disciplina no país, a Diretoria da AATD – Associação Atlética Tiro Desportivo entendeu que era chegado o momento adequado para elevar ainda mais a imagem do Benchrest no país, na busca de um novo e mais elevado patamar para as competições, inclusive as realizadas no exterior. Em março desse ano, com a concordância de seus respectivos gestores, foi oficialmente formalizada a transferência da representação da WRABF no Brasil, que passou a ser exercida exclusivamente pela CBTE. Em documento já homologado pelo Comitê Executivo da WRABF, a CBTE passou a exercer todas as prerrogativas reservadas aos representantes dos países filiados àquela entidade, inclusive o direito de se fazer representar, de votar e ser votado em Assembleias Gerais.

Com a certeza de que as informações deste breve relatório tenham sido úteis e de que o futuro do Benchrest ainda nos proporcionará muitas satisfações e alegrias, convidamos você a aproveitar a oportunidade para participar desse momento histórico para o tiro esportivo brasileiro, realizando a sua inscrição na 54ª Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, em especial na 10ª edição da Final Brasileira de WRABF.

Sua presença nos dará grande satisfação.

José Eduardo de Aguiar
Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Diretoria Técnica de WRABF

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.