Pesquisar
Close this search box.

A EQUIPE BRASILEIRA – CBTE NOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE SANTIAGO 2023

Facebook
WhatsApp
Email

O tiro esportivo brasileiro está presente nos Jogos Pan-Americanos desde a primeira edição em Buenos Aires 1951, na Argentina. Nas 19 edições até Santiago 2023, o Brasil conquistou um total de 53 medalhas: seis de ouro, 14 de prata e 33 de bronze. A Equipe Brasileira – CBTE do Time Brasil foi representada por 17 atletas, sendo dez homens e sete mulheres, e cinco oficiais. A arbitragem brasileira também marcou presença com o Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Elias Maalouf, que foi o chefe do Júri de Rifle; Alfredo Lalia Filho, no Júri de Pistola; e Eduardo Oliveira, no Júri de Tiro ao Prato.

A CBTE, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil, levou para Santiago uma equipe que mesclou experiência com juventude. Dos 17 atletas, seis fizeram sua estreia na competição: Camilla Cosmoski, Cibele Breide, Daiana Camaz, Eduardo Sampaio, Husein Daruich, e Roberth Vieira. Das 15 provas do programa pan-americano, o Brasil disputou 14, se classificou para seis finais, ficou no Top 5 das Américas em quatro e entre os dez primeiros em dez provas.

Além da medalha de bronze de Felipe Wu na Pistola de Ar 10m Masculino, nessa mesma prova Philipe Chateaubrian ficou em quarto lugar. Na Pistola de Ar 10m Equipe Misto, Felipe Wu e Cibele Breide disputaram a medalha de bronze contra a dupla dos Estados Unidos. Geovana Meyer disputou duas finais: quinto na Carabina 3 Posições Feminino e sexto na Carabina de Ar 10m Feminino. Georgia Furquim e Cassio Rippel foram finalistas do Skeet Feminino e da Carabina 3 Posições Masculino. Georgia finalizou em quinto e Cassio em sétimo.

Na Fossa Olímpica Masculino, Jaison Santin terminou em sétimo lugar e ficou a um ponto de garantir uma vaga entre os seis finalistas. Na mesma prova, Husseim Daruich, de 15 anos, foi o décimo, dois pontos da vaga na final. Já Eduardo Sampaio, nono na Carabina 3 Posições Masculino, também ficou a um ponto de disputar a final.

A Equipe Brasileira – CBTE continua sua preparação em busca da vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O próximo desafio será o Campeonato das Américas de Tiro de Buenos Aires, na Argentina, no fim de fevereiro.

Foto: Alexandre Loureiro (COB)

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.