O vice-presidente da CBTE, Cassio Rippel, participou, como presidente da Comissão de Atletas da ISSF e Membro do Comitê Executivo da entidade, do encerramento da temporada 2025 da Federação Internacional, de 3 a 10 de dezembro, em Doha (Catar). A jornada começou com a cerimônia de abertura da Copa do Mundo Final de Carabina, Pistola e Tiro ao Prato. Em seguida, realizou a cerimônia de premiação dos Melhores Atletas do Ano de 2025 e, por último, participou da reunião do Comitê Executivo da ISSF.
Como idealizador e organizador da premiação de melhor atleta do ano desde 2023, Cassio fez o anúncio do coroamento do ano esportivo de 2025, de cada uma das oito categorias distribuídas.
“Esse ano é um marco para a ISSF. Alteramos o formato do AOY (Athlete of the Year) de um atleta masculino e uma atleta feminina, para um atleta de cada gênero em cada disciplina: Carabina, Pistola e Prato. Isso torna o prêmio mais justo porque antes o colégio eleitoral precisava escolher apenas um homem e uma mulher entre todas as disciplinas. Não era justo comparar atletas do Prato que fazem somente uma prova com atletas de Carabina e Pistola que fazem várias provas”, afirma Cassio.

Conjuntamente com a realização da Copa do Mundo Final no Catar e aproveitando a presença dos membros do Comitê Executivo da ISSF, foram realizados os últimos testes das novas finais olímpicas das disciplinas de Prato e Pistola de Tiro Rápido, agora com oito atletas, bem como da nova final da Carabina 3 Posições, além da implementação de recursos tecnológicos importantíssimos que serão utilizados nas provas ISSF a partir de 2026, como o VAR e o monitoramento do traço do disparo na Carabina e Pistola.
Ao final da competição em Doha foi realizada a última reunião do Comitê Executivo da ISSF de 2025, onde foram tratados assuntos estratégicos para a temporada 2026, aprovação do orçamento, inclusão de campeonatos no calendário 2026, 2027 e 2028, bem como os novos passos da transição da modalidade de Tiro Esportivo Paralímpico do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) para a ISSF e as novas regras da ISSF até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

“Após esse período muito produtivo em Doha entramos em recesso. Seguimos para o ano de 2026 focados no início da distribuição de cotas para os jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, conclui Cassio.