A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), ciente das preocupações e anseios de toda a comunidade do tiro esportivo nacional gerados pelos recentes acontecimentos envolvendo o Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), vem a público trazer importantes esclarecimentos.
Após a divulgação da nota anterior referente ao fechamento do CMTE, causado pelo Governo Federal, a CBTE buscou o diálogo direto com o Comando do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx). Em resposta a essa iniciativa, foi realizada, no dia 28 de abril de 2025, uma reunião entre o Presidente da CBTE, Sr. Jodson Gomes Edington Junior, e o Chefe do CCFEx, General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho.
Este encontro, pautado pelo respeito mútuo e pela abordagem técnica das questões, mostrou-se extremamente frutífero, pois as divergências que geraram a controvérsia inicial foram abertamente discutidas, permitindo que ambas as partes chegassem a um entendimento claro e pacífico, bem como restabelecendo a harmonia na relação institucional.
Nesse sentido, foi consenso entre o Presidente da CBTE e o Chefe do CCFEx que a parceria de longa data entre a CBTE e o Exército Brasileiro, por meio do CCFEx, é de valor inestimável e fundamental para a manutenção e o progresso das atividades no CMTE, um patrimônio do esporte brasileiro. Ainda, reconheceu-se a importância vital do CMTE para treinamentos e competições, sendo indispensável a continuidade de seu funcionamento.
Assim, como resultado direto dessa reunião franca e produtiva, a CBTE e o CCFEx assumiram o compromisso conjunto de envidar todos os esforços necessários para que o CMTE retome suas atividades normais o mais rápido possível, com o objetivo de garantir que os atletas possam voltar a utilizar essa estrutura essencial para sua preparação e visando as futuras competições nacionais e internacionais.
Com isso, a CBTE faz questão de registrar um agradecimento especial ao General Montella, não apenas pela cordialidade e presteza com que atendeu ao nosso pedido de reunião, mas também por seu genuíno empenho e disposição em buscar, junto ao Ministério dos Esportes, a melhor solução para o impasse.
Da mesma forma, manifestamos, também, nosso agradecimento ao Cel Araújo, Assessor do Legado Olímpico, que contribuiu intensa e genuinamente para solução do entrave, e que recebeu a missão do General Montella para continuar atuando ativamente nesse processo, até a conclusão das etapas necessárias ao pleno restabelecimento do CMTE.
Por fim, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo reafirma seu compromisso inabalável com os atletas e com o desenvolvimento do tiro esportivo em nosso país, pelo que continuaremos trabalhando ativamente e manteremos toda a comunidade informada sobre os avanços referentes à reabertura do CMTE.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos neste momento.
Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE