CBTE FORMA NOVE NOVOS TREINADORES DE CARABINA E PISTOLA – NÍVEL 1

Facebook
WhatsApp
Email

Pelo segundo ano consecutivo a CBTE, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizou o Curso de Formação de Treinadores de Carabina e Pistola – Nível 1, no Rio de Janeiro. O curso ministrado pelos técnicos ISSF da Federação Portuguesa, Francisco Silva (Pistola) e Luís Felipe Bastos (Carabina) teve a duração de sete dias, com mais de 52 horas de aulas teóricas no Hotel Quality Rio de Janeiro e práticas nos estandes do Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE). Os nove participantes e agora novos diplomados já retornaram para suas respectivas cidades e vão ter a oportunidade de compartilhar o aprendizado com outros profissionais, atletas e alunos.

O atleta da Carabina de Ar 10m Victor Bayma, representante da Federação de Mato Grosso, ficou muito satisfeito com os resultados do curso e espera, dentro de suas possibilidades, poder formar novos atletas e auxiliar os mais antigos.

“Aguardei por anos pela oportunidade de me formar como técnico/treinador de tiro esportivo. Ao fazer o curso tive três grandes ganhos: um foi obter um método organizado para passar o conhecimento adiante; o outro foi ter notado fundamentos de tiro esportivo que posso aprimorar para obter melhores resultados como atleta e o terceiro ter ganho novos amigos”, destaca Victor. Agradeço ao Luis Bastos por ter contribuído com meu processo de aprendizado na Carabina ISSF, iniciado pelo Renato Agonigi e mantido pelo meu técnico Luiz Fernandes Xavier. E agradeço ao Francisco Silva por ter me apresentado devidamente à Pistola ISSF, o que ampliou o meu conhecimento sobre o Tiro Esportivo como um todo”, conclui o campeão brasileiro de 2023.

Incentivada pelo marido e instrutor de tiro da Polícia Federal Paulo Bedran, a fisioterapeuta Janaína Bedran começou há dez anos no tiro esportivo competindo nas provas nacionais. Nos últimos dois anos passou a disputar as provas olímpicas de Pistola de Ar 10m e 25m.

“Nesses sete dias as disciplinas foram apresentadas de forma clara, consistente e sempre embasadas no conhecimento científico. Tivemos a oportunidade de experimentar as diferentes disciplinas e ter essa percepção da visão do atleta. Poder entender as sensações, dificuldades, exigências físicas e musculares e o quanto a parte mental é importante. Como atleta de Pistola, tive respostas para muitas dúvidas e vi que ainda há muito o que estudar e aprender”, comenta Janaína. “Entendi que o tiro olímpico é uma busca constante pelo autoconhecimento e pela excelência no que se faz. E sobre a Carabina, foi uma experiência incrível! Poder conhecer as armas, as roupas, os fundamentos… Não imaginava que fosse tão desafiador. Agradeço aos professores, que nos conduziram com perfeição, aos colegas de turma, que compartilharam suas vivências no tiro esportivo, e à CBTE por nos proporcionar essa oportunidade”, completa a atleta da Federação de Alagoas.

O diretor de Carabina e Pistola Olímpicas da CBTE, André Carvalho, explica a importância e os objetivos a serem alcançados com a realização do curso.

“O curso oferecido pela Confederação proporcionou aos participantes conhecimentos valiosos sobre o treinamento dos atletas em seus diversos níveis, conforme observado tanto nas aulas assistidas quanto no material distribuído. É essencial, porém, que este aprendizado não se limite aos alunos. Há uma necessidade de que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados dentro das respectivas federações e empregados para o desenvolvimento e promoção do tiro esportivo. O objetivo é que as lições ministradas contribuam significativamente para a elevação do padrão de desempenho dos nossos atletas em todos os níveis”, afirma o dirigente.

A CBTE parabeniza os nove novos treinadores: Berton Rezende, Edmar Schreiber, Ingrid Santos, Janaína Bedran, Leonardo D’alia, Luiz Wangles Conde, Ricardo Fortes, Victor Bayma e Vinicius Souza.

Galeria de Fotos – 17 de março

Galeria de Fotos – 20 de março

Galeria de Fotos – 23 de março

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.