COB PROMOVE DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE COM A PRESENÇA DE GERENTE DO COI

Facebook
WhatsApp
Email

A sustentabilidade, um dos assuntos mais importantes da atualidade, foi tema de encontro internacional promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Com a presença do gerente de Sustentabilidade do Comitê Olímpico Internacional (COI), Fabrizio D´Angelo (foto), e representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais da América Latina, a reunião teve o objetivo de trocar conhecimentos e experiências, além de propor práticas concretas sobre o tema dentro do Movimento Olímpico.

Pela primeira vez o COB reuniu representantes de comitês olímpicos de outros países, em um evento no Brasil, para debater sobre esse tema tão relevante e fundamental para o futuro da sociedade.

“O tema da sustentabilidade é transversal a todos os segmentos em que atuamos. O Comitê Olímpico do Brasil tem um protagonismo importante nesta área e a vinda de um representante do Comitê Olímpico Internacional a esse encontro é de grande relevância e consolida o nosso trabalho. Naturalmente, haverá uma interação muito grande com a nossa equipe, surgindo, assim, novas ideias e oportunidades positivas para todos nós”, afirmou o Presidente do COB, Paulo Wanderley.

Durante o evento, cada Comitê Olímpico Nacional apresentou suas conquistas e desafios relacionados ao tema Sustentabilidade em 2023. Foi também uma oportunidade de debater e integrar propostas e projetos, além de oferecer atividades práticas destinadas a estruturar uma estratégia de sustentabilidade para cada Comitê Olímpico, através das melhores práticas na ativação de comissões de Sustentabilidade.

“Estou muito contente em participar desse encontro. Para o Comitê Olímpico Internacional é de extrema importância fazer parte e ajudar a comunidade esportiva sul-americana neste tema. Estamos trabalhando junto aos Comitês Olímpicos das Américas para que todos estejam comprometidos na luta contra as mudanças climáticas e a sustentabilidade de maneira geral. Para nós, é uma prioridade, é parte dos nossos Valores Olímpicos, e queremos que as ações sejam implementadas o mais rápido possível”, declarou o gerente de Sustentabilidade do COI, Fabrizio D´Angelo. “O esporte é uma indústria e deve fazer a sua parte para reduzir os impactos no meio ambiente. É uma responsabilidade do Movimento Olímpico e de todas as organizações esportivas do mundo”, reforçou Fabrizio, que elogiou as iniciativas do COB, que considera um dos comitês mais avançados no tema dentro do continente.

Um dos principais objetivos do encontro foi fornecer conhecimento técnico para implementar adequadamente o Marco do Esporte para Ação Climática na comunidade esportiva sul-americana e aumentar o número de signatários sul-americanos do marco. O COB foi o primeiro Comitê Olímpico das Américas a se tornar signatário deste programa liderado pela Organização das Nações Unidas em parceria com o COI. Com a adesão, o COB se compromete a atentar pelas melhores práticas em prol do meio ambiente, engajando e inspirando a sociedade.

“A sustentabilidade é um tema muito relevante e no ambiente esportivo não é diferente. Toda empresa ou instituição gera um impacto social e ambiental e a gente aqui no COB tem que assumir essa responsabilidade. O Movimento Olímpico, como um todo, está engajado e tem essa premissa. Por isso, estamos reunindo aqui Comitês Olímpicos Nacionais com a oportunidade trocar ideias e compartilhar o que já foi feito e o que está sendo planejado para o. E o Brasil, da mesma forma, está apresentando o seu plano para o futuro, com ações sociais, ambientais e de governança”, observou Joana Barcelos, coordenadora de Cultura e Valores Olímpicos do COB, pontuando ainda que o COB vem assumindo alguns compromissos relacionados à sustentabilidade.

“Mais recentemente, em 2023, o Esporte Pela Natureza, e em 2020, o Esporte para Ação Climática, que foi o grande passo que o COB deu se engajando neste tema e assumindo algumas metas muito importantes, como a redução de 50% de suas emissões até 2030 e 100% até 2040”, destacou Joana.

A reunião do grupo de trabalho de sustentabilidade foi realizada em paralelo ao Fórum Sul-Americano do Esporte em uma ação conjunta entre o COB e a Organização Desportiva Sul-americana. Neste sábado, dia 23, a Odesur realiza sua Assembleia Geral Ordinária, ainda no Rio de Janeiro.

Foto: Alexandre Loureiro (COB)

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.