COB REALIZA AJUSTES FINAIS PARA RECEBER PRIMEIROS ATLETAS EM SANTIAGO

Facebook
WhatsApp
Email

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) acerta os detalhes finais para deixar tudo pronto até a chegada dos primeiros atletas no Chile para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, na próxima segunda-feira (dia 16). Ginástica artística, saltos ornamentais e beisebol serão as primeiras modalidades a entrarem na Vila Pan-Americana. Depois de um planejamento de anos, chegou a hora de executar a complexa operação para oferecer a melhor estrutura aos mais de 1000 integrantes da delegação nacional.

Para se ter ideia do tamanho da operação, o COB vai levar para Santiago a maior equipe da história do Brasil no exterior. Serão 622 atletas, além de 11 reservas, e diversos oficiais do Comitê Olímpico do Brasil e das confederações, totalizando 1020 pessoas na delegação verde-amarela.

“A gente nunca levou uma delegação tão grande para o exterior e isso acarreta uma série de desafios. É uma delegação enorme, competindo em 60 modalidades, o que traz uma complexidade gigantesca para a equipe de operações. Todas as áreas do COB estão envolvidas e trabalharam muito duro ao longo de todo o ciclo para entregarmos o melhor”, afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Brasileira em Santiago.

Os primeiros integrantes do COB desembarcaram na capital chilena no início de outubro para iniciar a montagem da estrutura na Vila Pan-americana e nas outras seis subsedes espalhadas pelo país. Além da Vila Pan-americana, haverá integrantes do Time Brasil em 21 acomodações espalhadas pelo país, para abrigar atletas e equipes de apoio.

“Isso traz uma complexidade operacional muito grande, já que o objetivo do COB é oferecer o mesmo nível de serviço para toda delegação. É importante planejarmos como faremos a distribuição de materiais e uniformes para estas bases, a divisão dos serviços de saúde para cada uma delas, que tipo de kit de força e condicionamento forneceremos, entre outros”, detalhou Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do COB.

Na Vila, residência da maior parte da delegação, o COB elaborou um plano especial. Uma tenda foi construída ao lado do prédio do Brasil, onde está sendo realizada a montagem das mais de 1000 malas com mais de 40.000 peças de uniformes para toda delegação. Após o fim da operação dos uniformes, uma parte da tenda será transformada em um auditório para reuniões das equipes.

O Brasil ocupará um edifício inteiro na Vila Pan-americana. Além dos serviços já oferecidos na Vila pela organização do evento, o COB oferecerá uma estrutura própria para atender todas as necessidades dos atletas brasileiros.

Os seguintes serviços de performance estarão à disposição dos atletas e treinadores na Vila Pan-americana e nas outras subsedes, cada uma com um modelo específico: massoterapia, área médica, fisioterapia, bioquímica, preparação mental, nutrição e análise de vídeo. Na Vila, haverá ainda um estúdio para produção de conteúdo de comunicação. Todo o projeto foi elaborado pela área de Infraestrutura Esportiva do COB, liderada pela arquiteta e ex-judoca Daniela Polzin.

Fotos: Marina Zieher (COB)
Fonte: COB

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.