“DAMAS DO TIRO AO PRATO OLÍMPICO BRASILEIRO” POR ANA MARCELI SOUZA

Facebook
WhatsApp
Email

Com o objetivo de resgatar e valorizar a história das mulheres que fizeram e fazem parte do Tiro ao Prato Olímpico no Brasil, a atleta, autora e idealizadora Ana Marceli lança o livro Damas do Tiro ao Prato Olímpico Brasileiro. A obra traz à tona o percurso de atletas que marcaram presença na Fossa Olímpica e no Skeet, reunindo registros que estavam dispersos ou até mesmo esquecidos ao longo dos anos.

A ideia do livro nasceu de uma inquietação de Ana, ao perceber a escassez de informações reunidas sobre as pioneiras da modalidade. “Há cerca de um ano, comecei a coletar dados sobre essas atletas e notei o quanto as notícias estavam diluídas em diversos sites. Alguns registros já nem existiam mais e nomes importantes estavam sumindo da memória esportiva”, comenta. A iniciativa começou com um levantamento informal, compartilhado em grupos de atletas e membros da diretoria da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). A receptividade foi tão positiva que ela decidiu transformar o material em um livro.

Mais do que contar histórias, Ana Marceli busca promover uma reflexão: “Espero que o livro contribua para que todos compreendam a importância de conhecer as mulheres que desbravaram este caminho. É conhecendo o nosso passado que poderemos melhor nos orientar no porvir e assumir o protagonismo da nossa história”, destaca.

Apesar da publicação, Ana considera o projeto ainda em construção. “Estou parcialmente saciada, pois ainda faltam registros de períodos importantes: de 1975 a 1997, de 1942 a 1975 e até antes, de 1860 a 1942. Há muito a ser pesquisado, mas o mais importante é que as Damas estão comprometidas com o projeto. Estamos nos ajudando com informações, imagens e revisões. Eu apenas dei o pontapé inicial”, afirma.

Ana também faz questão de agradecer a todos que colaboraram com a obra, incluindo sua família, as atletas Janice Teixeira e Geórgia Furquim, Eduardo Oliveira, Renan Bastos, Ivanez Prestes, Rosângela Vieira, a CBTE e o editor Karel, da Editora Alexa.

Damas do Tiro ao Prato Olímpico é mais do que um livro — é um ato de memória e reconhecimento. Uma homenagem a todas as mulheres que contribuíram para a história do tiro esportivo no Brasil.

Damas do Tiro ao Prato Olímpico Brasileiro
Autora/Idealizadora: Ana Marceli Souza
Prefácio: Janice Gil Teixeira
Posfácio: Georgia Furquim Bastos
Imagens: CBTE / Thaíse Christoni / Eneias Mendes / Georgia Furquim / Janice Teixeira / Eduardo Oliveira / Ewerson Souza / Priscila Macedo / Ana Marceli Souza
Editora: Alexa Cultural
Lançamento: em breve

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.