Pesquisar
Close this search box.

DELCI GIACHINI, CAMPEÃ BRASILEIRA 2023 DA PISTOLA DE AR 10M FEMININO

Facebook
WhatsApp
Email

Esforço, dedicação e foco são fundamentais para alcançar os resultados e estar sempre entre os primeiros no esporte. E foi assim que Delci Giachini despontou no tiro esportivo na prova Pistola de Ar 10m. A atleta catarinense de Concórdia se filiou à CBTE no início ano e participou de nove das dez etapas on-line do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle; do Regional Sul-Brasileiro em Curitiba, no mês de outubro; e da Etapa Final do Brasileiro no Rio de Janeiro, em novembro, quando conquistou o título inédito na Pistola de Ar 10m Feminino – Dama Classe A. Delci somou 3.355 pontos, 13 a mais do que a segunda colocada, Marina Mendonça.

“Todos os meus resultados são fruto de muita dedicação. Sempre tentei focar muito nas técnicas, é claro. Tinham dias que não estava disposta, mas mesmo assim ia treinar. É aquela coisa, se você deixa a falta de vontade tomar conta hoje, na próxima vez essa vontade de não treinar vem de novo e vai crescendo. Então, mesmo estando cansada eu ia treinar, às vezes às dez da noite. Sempre busco treinar todos os dias para manter a pontuação e aos poucos melhorar”, explica a mãe do Bernardo.

O tiro esportivo começou na vida de Delci quase que por acaso. No início ia acompanhar os treinos do marido (Nei), que ia de vez em quando no Clube de Tiro Klaus. A pistola para treinamento e de competição era alugada do clube até que conseguiu comprar a sua.

“Antes eu treinava duas vezes por semana, no máximo 30 minutos, até que passei a treinar cinco dias na semana. No início era cansativo porque não estava acostumada. Mas tudo é questão de treino. Se não treinasse, não ia melhorar. Agradeço ao meu marido por todo apoio que me dá, inclusive ficando com nosso filho para eu treinar. Em dezembro de 2022 consegui comprar a minha Pistola Walther, porque até então treinava e competia com uma alugada do clube. No treino fazia a regulagem e depois devolvia. E era sempre assim. Também não tinha um acompanhamento. No início, o dono do clube, Sr. Sérgio Klaus, me dava algumas instruções e fui seguindo com aquilo que imaginava que fosse o certo”, recorda.

Em novembro de 2022, durante a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JACS), Delci teve uma pontuação excelente para uma iniciante. Foi aí que percebeu que estava evoluindo e também conheceu Vladimir da Silveira.

“Ele pegou meu contato e disse que em 2023 íamos conversar. Pediu para me filiar à CBTE. E foi o que eu fiz. Nós conversamos e a partir daí ele começou a me passar instruções e várias dicas técnicas. Está sendo um trabalho bem legal. A meta é sempre buscar mais. Depois que montei um pequeno estande em casa, treino diariamente, com muito mais foco. Em 2023 participei de quase todas as etapas on-line e de uma Prova Centralizada no Rio de Janeiro, em julho (consegui a melhor pontuação nos dois dias – 560pts). Em novembro, disputei pela primeira vez a Etapa Final do Brasileiro. Graças a Deus consegui uma excelente pontuação, o primeiro lugar e o título nacional. Tenho imensa gratidão ao Vladimir porque com seu auxílio e sabedoria alcançamos o lugar mais alto do pódio”, destaca.

Segundo o técnico Vladimir Silveira, Delci conseguiu superar o treinamento à distância, que é feito 90% por WhatsApp com conversas e envio de vídeos e fotos. A cada treino o técnico dá um feedback do que ela fez.

“Eu moro em Santos (SP) e ela em Concórdia (SC). No início parecia um empecilho, uma barreira. Mas aos poucos conseguimos diminuir essa distância e está dando certo. Eu percebi que ela tinha o dom e potencial. Assim que terminou a prova dos JACS fui conversar com ela, que me explicou que não tinha nenhuma orientação. Vi que ela praticamente atirava por instinto. Algumas vezes copiava uma coisinha de uma colega do clube”, explica Vladimir. “Em abril voltamos a conversar, ela se propôs a treinar se eu passasse algumas dicas. É uma atleta muito fácil de ser trabalhada porque é dedicada, focada. É uma questão de tempo para ela estar com uma pontuação melhor e poder brigar com as atletas das Américas. O objetivo em 2023 era focar no Brasileiro para ganhar experiência e depois partir para as provas internacionais. A partir do início de janeiro vamos iniciar um trabalho com foco para o Campeonato das Américas”, completa.

Para aprimorar seu desempenho e conseguir melhores resultados Delci sabe que precisa aprender a se manter mais calma.

“Ainda sou um pouco agitada, mas o tiro esportivo me acalmou muito, no caso a Pistola de Ar, porque exige muita concentração, calma foco, técnica. Aprendi muito a me tranquilizar porque no início eu chegava para treinar e durava apenas meia hora. E isso mudou completamente. Tem dias que treino a manhã toda. Apesar do pouco tempo, passei a buscar meu ponto de equilíbrio. Sinto que estou evoluindo. É importante destacar o apoio entre as atletas, a amizade. Isso é muito legal”.

Delci acrescenta que para 2024 seu objetivo é poder participar também de outras grandes competições, sempre buscando fazer o melhor para estar entre as três primeiras colocadas.

Fotos: Carol Bittencourt e Fabiana Carvalho

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.