EX-ATLETAS, JULIO ALMEIDA E ROBERTO SCHMITS ESTREIAM NO PAN COMO TÉCNICOS

Facebook
WhatsApp
Email

Donos de carreiras vitoriosas como atletas e referências no tiro esportivo, Julio Almeida e Roberto Schmits estreiam nos XIX Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 como técnicos de Pistola e Fossa Olímpica, respectivamente. Na última edição do Pan, em Lima 2019, Julio foi medalha de bronze na Pistola de Ar 10m, enquanto Schmits também foi bronze na Fossa Olímpica Masculino.

Aos 54 anos, Julio Almeida participa pela sexta vez da maior competição esportiva das Américas. Com cinco participações nos Jogos, o carioca conquistou sete medalhas em quatro provas diferentes: ouro na Pistola Livre 50m (Toronto 2015); prata no Fogo Central 25m individual e por Equipe (Mar Del Plata 1995) e na Pistola de Ar 10m (Rio de Janeiro 2007); bronze na Pistola de Ar 10m e Pistola Livre 50m (Guadalajara 2011) e Pistola de Ar 10m (Lima 2019).

“Cada medalha conquistada no Pan foi muito especial. Como é muito difícil ganhá-las, é sempre muito gratificante. Acho que a mais especial foi a de prata na edição do Rio 2007. Por ser em casa, a emoção foi muito maior e ela ainda veio acompanhada da vaga olímpica para Pequim 2008”, lembra o Coronel da Força Aérea Brasileira, que tem 36 anos dedicados ao tiro esportivo.


Julio Almeida conquistou sete medalhas em cinco edições do Pan

Quatro anos depois de conquistar a medalha de bronze em Lima 2019, Julio volta a disputar um Pan, mas agora na função de técnico.

“Está sendo diferente, mas muito interessante também. Particularmente, eu gosto de me sentir útil e acredito estar conseguindo ajudar alguns atletas a melhorarem o rendimento nas provas. Apesar de estar mais focado em poucos atletas, tenho recebido a receptividade deles e acredito estar conseguindo acrescentar um pouco da minha experiência. Está sendo mais gratificante do que esperava”, completa.

O gaúcho Roberto Schmits, também de 54 anos, defendeu a seleção brasileira como atleta em três edições do Pan e ganhou duas medalhas de bronze: Guadalajara 2011 e Lima 2019, além do sétimo lugar na Rio 2007. Logo após a conquista do bronze em 2019 Schmits declarou que gostaria de estar como treinador em Santiago.

“Pois é, passaram-se rápido esses quatro anos. Quando terminei medalhista no Pan em Lima confesso que já tinha planos para minha aposentadoria e veja como é o destino. Hoje estou no quarto Pan e agora como treinador. Acredito que nosso caminho está traçado. Vamos colher os frutos que plantamos. Estou muito feliz em representar o Brasil como treinador e honrar o nome da CBTE”, disse o treinador de Desenvolvimento das categorias Júnior e Damas de Fossa Olímpica da CBTE.

Desde que aceitou no ano passado o convite do presidente da CBTE, Jodson Edington, Schmits fez vários cursos. Em outubro de 2022 conseguiu a certificação para ser treinador pela ISSF (Federação Internacional).


Roberto Schmits conquistou duas medalhas em três edições do Pan

“Mesmo com pouco tempo, que assumi como técnico da CBTE, já trabalho com alunos e tenho atualmente mais de seis mil atletas pelo Brasil e no exterior. Administro Clínicas de Tiro desde 2012 e adquiri muita experiência nesse período. Busquei conhecimentos fora do país, agreguei valores mentais e físicos. Fui para a Alemanha fazer o curso de treinador da ISSF, fiz os cursos da WADA (World Anti Doping Agency) e do COB”, explica. “Aprendi a trabalhar de forma pessoal, pois sei que cada atleta tem seu ritmo e protocolo. Portanto, preciso respeitar cada um. Aos poucos eles estão entendendo que estou ali para ajudar no que for preciso, para buscar juntos bons resultados. Hoje sinto-me preparado e confiante”, afirma Schmits, único atleta individual da Fossa Olímpica que possui duas medalhas no Pan.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.