Depois de seis dias de competição, recordes brasileiros e de inscrições, Índices Mundo e América, além de provas muito disputadas, a Federação Maranhense de Tiro Esportivo (FMTE) somou 223 pontos e conquistou o título da 53ª edição do Regional Norte-Nordeste de Carabina, Pistol e Rifle. Em segundo lugar ficou a Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE) com 196pts, seguida da Federação de Tiro do Piauí (FETPI) com 132pts. A competição foi válida pela 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de CAR / PST / RF e pela 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® 2025 de Carabina e Pistola.
A edição 2025 do Norte-Nordeste foi realizada nos estandes do Clube de Tiro Gun House, em Fortaleza (CE), e registrou o recorde de 2.793 inscrições.
“O Norte-Nordeste é o Regional mais antigo do Brasil, foi um campeonato muito bonito e bem organizado pela Federação Cearense. Mais uma vez mostrou a força do Norte-Nordeste e a sua importância no tiro esportivo brasileiro. É importante destacar o trabalho desenvolvido pela diretoria da CBTE em todos os segmentos. Tenho certeza de que a edição de 2026 será ainda melhor”, explicou Wissam Elias Maalouf, 1º- vice-presidente da Confederação.
Um dos destaques da competição foi o medalhista olímpico Felipe Wu (PR) que ganhou quatro das cinco provas que disputou na Sênior Masculino: Pistola de Ar Masculino (581pts e o Índice América), Pistola de Tiro Rápido (572pts e Índice América; Pistola Standard (553pts) e Pistola 50m (551pts), além do segundo lugar na Pistola de Fogo Central (560pts). Vale ressaltar, dentro do planejamento da CBTE, a a presença da Equipe Brasileira de Juniores de Carabina e Pistola, que irá disputar no mês de agosto os II Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai.
No feminino, a atleta olímpica Geovana Meyer (SC) garantiu a medalha de ouro com dois Índices América na Carabina 3 Posições Feminino – Dama com 577pts e na Carabina de Ar Feminino – Dama Classe A com 623,90pts.E Marcelo Duarte (MA) estabeleceu novo recorde brasileiro na Carabina Mira Aberta 50m – Sênior Classe A, com a marca de 198 pontos em 200 possíveis.
O 53º Regional Norte-Nordeste contou com atletas das cinco regiões representando 19 federações: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A organização foi da Federação Cearense de Tiro Esportivo.
Classificação final por Federação.
1º- Maranhão; 2º- Ceará; 3º- Piauí; 4º- Alagoas; 5º- Paraíba; 6º- Pernambuco; 7º- Bahia; 8º- Pará; 9º- Rio Grande do Norte.
O Campeonato Brasileiro Interclubes CBI® é uma realização da CBTE em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O 53º Norte-Nordeste de Carabina, Pistola e Rifle teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).