Pesquisar
Close this search box.

FEDERAÇÃO PAULISTA É CAMPEÃ DO 47º CAMPEONATO CENTRO-BRASILEIRO DE CAR/PST/RF

Facebook
WhatsApp
Email

Depois de cinco dias de disputa no Clube Mineiro de Caçadores, em Santa Luzia (MG), a Federação Paulista de Tiro Esportivo conquistou o título do 47º Campeonato Centro-Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle – Torneio Inconfidência, com 186 pontos. Em segundo lugar ficou a Federação de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro, com 166, e em terceiro a Federação Mineira de Tiro Esportivo, com 97 pontos. Destaque especial para Seu Edmar Salles que, aos 95 anos, participou da prova Carabina Deitado – Veterano Masculino.

A CBTE oficializou o resultado da competição na última terça-feira depois de constatar que só haviam sido computados os pontos das provas ISSF. Por isso, no domingo, foi premiado de forma equivocada a Federação do Rio de Janeiro como campeã, e a Federação Paulista como vice-campeã. Feita a correção, a CBTE pede desculpa pelo ocorrido e informa que já foram tomadas as providências para que tal situação não se repita.

O diretor do CENBRA 2023 e representante da CBTE, Walter Almeida, ressaltou o nível técnico da competição. “Tivemos excelentes resultados, inclusive com oito Índices América e sete recordes brasileiros, o que comprova o talento e a dedicação de nossos atletas. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso deste evento, desde os atletas até os organizadores e voluntários. O CENBRA não é apenas uma competição, mas uma celebração do tiro esportivo e desempenha um papel crucial no cenário esportivo brasileiro”.

Ricardo Brenck, presidente da Federação Mineira, acrescentou: “Estamos orgulhosos de ter visto tantos atletas talentosos competindo em nosso estado. A Federação está comprometida em apoiar e desenvolver cada vez mais o tiro esportivo em Minas Gerais.”

Já o presidente do Clube Mineiro de Caçadores (CMC), André Von Bentzeen, expressou sua gratidão. “Agradeço a todas as federações e atletas, técnicos e árbitros que tornaram este evento um sucesso. O CMC tem uma longa tradição no tiro esportivo e é uma honra ser o anfitrião de um campeonato deste nível”.

Índice América e resultados positivos

Sete atletas conseguiram o índice América (IA) na competição. Na Carabina de Ar Feminino, com Simone Koch (614,40), e na Masculino, com Victor Bayma (613,50). Na Pistola de Ar – Júnior Feminino, com Mariana Betoni (560pts), como novo recorde brasileiro, e na Dama Classe A, com Cibele Breide (558pts). Na Pistola 25m Feminino as quatro primeiras também alcançaram o IA: 1º- Ana Luiza Ferrão (570pts), 2º- Cibele Breide (567pts), 3º- Marina Mendonça (565pts) e 4º- Brenda Rodrigues (563pts).

Na Carabina 3 Posições Masculino – Sênior, a vitória foi de Matheus Pimentel (559pts), seguido de Harrison dos Santos (558pts). Na Carabina 3 Posições Feminino – Dama, a primeira colocada foi Simone Koch (563pts) e em segundo ficou Fernanda Esteves (543pts). Na Carabina Deitado os ganhadores foram Mônica Augusto Hermes (610,80pts), no Feminino – Dama), e Mauro Salles (606,90pts), no Masculino Sênior.

Os três primeiros lugares na Pistola de Ar Masculino – Sênior Classe A ficaram com Adalto da Silveira (567pts), Clynson de Oliveira (565pts) e Roberto Gomes (563pts). Na Júnior Masculino, a vitória foi de Caio de Almeida (562pts). Na Pistola de Fogo Central Masculino – Sênior, apenas dois pontos separaram os três medalhistas: Ivo Luis Rocha (566pts), Adalto da Silveira (565pts) e Gustavo Pessoa (564pts).

Ricardo Miguel (541pts) foi o ganhador da Pistola de Tiro Rápido Masculino – Sênior. Na Pistola Standard Masculino Sênior, José Carlos Iengo garantiu o primeiro lugar com 548pts, seguido de Ricardo Miguel (542pts) e de Rafael Gonçalves (535pts).

O CENBRA 2023 teve um total de 2.142 inscrições, 161 provas e a participação de atletas de 18 Federações: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. A competição foi disputada simultânea à 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® 2023 de Carabina e Pistola, uma realização da CBTE em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira os resultados do CENBRA 2023

Fotos: Rafael França (Estúdio Bess)

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.