GUILHERME PARAENSE ENTRA PARA O HALL DA FAMA DO COB

Facebook
WhatsApp
Email

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi lançado em 2018 durante o Prêmio Brasil Olímpico daquele ano. Na ocasião eternizou os atletas Torben Grael (Vela), Sandra Pires e Jackie Silva (dupla do Vôlei de Praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (Atletismo), além dos treinadores Bernardinho e José Roberto Guimarães (ambos do Vôlei).

Neste ano, novamente durante a realização do PBO, 5 novos atletas foram homenageados e entrarão para o Hall da Fama: Joaquim Cruz (Atletismo), João do Pulo (Atletismo), Maria Lenk (Natação), Sylvio de Magalhães Padilha (Atletismo) e nosso Guilherme Paraense pelo Tiro Esportivo.

Guilherme Paraense, na época Tenente do Exército, nascido em 25 de junho de 1884 em Belém, no Pará, foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. O fato ocorreu em 1920, na Antuérpia, quando o então atleta do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro, após uma longa história de infortúnios em sua viagem e o roubo de parte de sua munição e armas, competiu com seus companheiros com armas da Colt e munição, ambas cedida pelos atletas americanos e chegou a este feito que ficou eternizado na memória coletiva de nosso esporte.

Paraense, que foi representado por sua filha, Oysis Paraense, agora poderá ser reconhecido na exposição permanente que será montada no Centro de Treinamento Time Brasil, futura sede administrativa do COB.

Esta não é a primeira homenagem dedicada ao atleta, que em 1989, 21 anos após sua morte, teve seu nome vinculado ao conjunto de estandes de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro, que foi batizado de Polígono de Tiro Tenente Guilherme Paraense, além daquela escola militar, promover por muitos anos em conjunto com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, o Torneio Guilherme Paraense que sempre reuniu atletas de todo o Brasil e teve sua última edição em 2017.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.