JODSON E WISSAM, DIRIGENTES DA CBTE, LEVAM EXPERIÊNCIA PARA O PAN DE SANTIAGO

Facebook
WhatsApp
Email

Além dos 17 atletas e cinco oficiais que integram o Time Brasil, a CBTE também terá mais dois representantes nos XIX Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023: Jodson Edington, presidente da entidade e da Confederación Sudamericana de Tiro (CST), e Wissam Elias Maalouf, Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE e Secretário Geral da CST.

O ex-atleta Jodson Edington defendeu o Brasil em três edições seguidas dos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi em Havana 1991, em Cuba; a segunda em Mar Del Prata 1995, na Argentina; e a terceira em Winnipeg 1999, no Canadá. O baiano conquistou duas medalhas: prata por Equipe no Fogo Central, com Durval Guimarães e Wilson Scheidemantel, em 1991; e o bronze individual na Pistola Livre, em 1995.

“Nessa mesma prova estabeleci uma marca inédita (650,9 pontos), com direito a novo recorde pan-americano na Pistola Livre. Na final fiquei com a medalha de bronze. Mas na verdade foram duas grandes conquistas para o tiro esportivo brasileiro”, recorda.

Jodson participa do Pan pela quinta vez. Além das três como atleta, o dirigente esteve presente em Lima 2019 como vice-presidente da CBTE.

“Me sinto muito feliz e honrado por representar duas entidades, a CBTE e a CST. Tenho uma expectativa muito boa e estou muito feliz por tudo que está sendo realizado na Confederação, com o apoio do COB. Isso faz com que a gente se motive e consiga trabalhar mais pelo tiro esportivo e mais ainda pelo tiro olímpico e paralímpico. Vamos continuar o trabalho de desenvolvimento de árbitros, treinadores e principalmente de novos atletas”.

O presidente aproveita para deixar uma mensagem para os atletas da Equipe Brasileira – CBTE em Santiago.

“É importante se alimentarem e dormirem bem porque isso com certeza vai ajudar num melhor desempenho. Não dá para prometer resultados, mas temos esperança de que a dedicação de cada um poderá gerar frutos. Eu quero que os atletas acreditem que podem conquistar algo melhor do que já fazem no Brasil. Que podem superar seus melhores resultados porque todos têm foco, dedicação e comprometimento. Desejo boa sorte e que tudo corra bem”, finalizou Jodson.

Arbitragem brasileira em Santiago

O Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE e Secretário Geral da CST, Wissam Elias Maalouf, participa pela quarta vez dos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi no Rio de Janeiro, em 2007, na função de chefe do escritório de classificação. Depois em Toronto 2015, fez parte do Júri de RTS. Em Lima 2019, foi o chefe de equipe da delegação brasileira composta por 26 pessoas. Esse ano, Wissam será o chefe do Júri de Rifle.

“É sempre uma alegria e uma honra participar dos Jogos Pan-Americanos e poder contribuir de alguma forma. É importante frisar que são atividades voluntárias, eu gosto e tenho prazer de fazer parte do tiro esportivo. Poder participar de um evento tão grandioso e que só perde em importância para a Olimpíada, é maravilhoso. Além disso, o Pan tem a mesma simbologia, o mesmo espírito, alegria e o contágio dos Jogos Olímpicos. O Pan transforma a cidade-sede, o espírito das pessoas. É uma satisfação fazer parte de um evento desse porte”, destaca Wissam.

Libanês de nascimento, mas também com a cidadania brasileira, Wissam, de 52 anos, iniciou no tiro esportivo como atleta em 1998. Dois anos depois passou a ser dirigente e, em 2001, tornou-se árbitro, após fazer um Curso Internacional durante uma competição em Fortaleza. Nesses 22 anos de arbitragem, além dos Jogos Pan-Americanos Wissam participou das principais competições internacionais como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Campeonato Americano de Tiro (CAT), Copas Sudamericanas, Campeonatos Sul-Americanos entre outros.

“Para a arbitragem brasileira é uma deferência ser convidada para uma competição tão importante. Eles depositam uma confiança em nosso trabalho para poder representar o esporte da melhor maneira possível. E numa competição dessa importância, que reúne 42 países das Américas, eles querem sempre o melhor resultado, a melhor participação. E o Brasil terá três árbitros nos Jogos Pan-Americanos o que demonstra o valor da nossa arbitragem. Isso é muito bom para nós e o respeito pela qualidade do nosso trabalho”, completa.

Além de Wissam, a arbitragem brasileira no Pan contará com Alfredo Lalia Filho (Júri de Pistola), medalhista de bronze por Equipe no Fogo Central no Pan de Indianápolis (1987); e Eduardo Oliveira (Júri de Tiro ao Prato).

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.