MOMENTOS DIFÍCEIS E SENSÍVEIS PARA O TIRO ESPORTIVO

Facebook
WhatsApp
Email

No momento atual atravessamos por momentos difíceis e sensíveis para o Tiro Esportivos causados pela pandemia, acarretando o cancelamento de diversos eventos e competições, alterações nos procedimentos e processos nas SFPC, implantação do novo SISGCORP, publicação de novos Decretos, adequações das Portarias, intervenção do STF nos Decretos e, ainda, as elevadas alíquotas de impostos que incidem sobre os valores de custo e de venda dos equipamentos e insumos utilizados no tiro esportivo.

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE defende o direito à prática do tiro esportivo, principalmente o tiro olímpico, o qual sempre foi apoiado, regulamentado e fiscalizado pelo nosso brioso Exército Brasileiro. Esta instituição tem a nossa eterna gratidão por ter estado sempre ao lado do tiro esportivo como, por exemplo, na concessão de utilização de seus estandes para a realização de competições e treinamentos, na elaboração de uma legislação específica, nas orientações e fiscalizações, como, também, no incentivo e permissão aos seus militares a participarem das modalidades olímpicas e da equipe brasileira de tiro.

Ressaltamos que o tiro esportivo, ao contrário do que algumas pessoas, sem o devido conhecimento, divulgam, não pode ser praticado por uma pessoa que não possua obrigatoriamente o Certificado de Registro (CR) emitido pelo Exército. Para isso, o interessado deverá se submeter a uma série de exigências, tais como: ser filiado a uma entidade de tiro registrada no Exército, obter laudo psicológico e teste de capacidade técnica, apresentar certidões negativas das Justiças Estadual, Federal, Militar e Eleitoral, cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e realizar o pagamento de taxas.

Outra parceria valiosa ocorre com a Taurus e com a CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, que sempre apoiaram o direito dos brasileiros a praticarem legalmente o tiro esportivo e a preservação do direito à defesa. Incentivadores deste esporte, promoveram diversos eventos de sucesso com clubes, federações e confederações de tiro.

Outro exemplo de apoio ao tiro esportivo ocorreu quando a CBC e a Taurus, juntamente com a ANIAM – Associação Nacional de Armas e Munições mostrou e ainda mostra a importância e a necessidade de respeitar a vontade do referendo popular, expressada nas urnas em 2005, de manter o direito à legítima defesa. Além disso, decidiram pela permanência de suas unidades em solo brasileiro e a continuidade do mercado interno.

A ANIAM, a CBTE e outras entidades, participaram do Conselho Consultivo da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados – DFPC durante alguns anos em busca de melhorias na legislação relativa aos produtos controlados pelo Exército, onde se incluem armas, acessórios e munições utilizadas pelos CACs para a prática do tiro esportivo, como também para o comércio de forma geral.

Mais um exemplo e com grande repercussão nacional tivemos, no CMTE localizado na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro de 2020, a realização de um evento inédito do tiro esportivo em comemoração aos 100 anos da conquista das 3 primeiras medalhas (prata, ouro e bronze) do Brasil em Jogos Olímpicos, ocorrida na Antuérpia em 1920. Dentre os participantes estiveram CBTE, CBC, Comitê Olímpico do Brasil, Ministério da Defesa e Ministério da Cidadania. A participação da Taurus e da CBC neste evento, com a maior premiação já realizada desde a fundação da CBTE em 1906, reafirmou o apoio incondicional ao tiro esportivo e olímpico no Brasil.

Outras demonstrações de apoio ao esporte do tiro brasileiro e interesse no mercado nacional foram: a construção de uma nova unidade da Taurus em São Leopoldo; a construção de uma nova unidade da CBC para fabricação de cartuchos calibre .22 nacional e da marca ELEY (elevada precisão) para modalidades nacionais e olímpicas; a disponibilidade e interesse em receber em suas unidades o apoio de atletas, treinadores e instrutores, com o objetivo de realizar melhorias técnicas em seus produtos e desenvolvimento de novos projetos.

Portanto, a união do tiro esportivo, através de seus praticantes, atletas, clubes, federações, indústrias, comércio, Exército e outros órgãos públicos, é que nos manterá em um nível elevado de respeito perante a sociedade brasileira.

Assim, gostaríamos de agradecer a todos que defendem o tiro esportivo e que vem contribuindo com a prática e desenvolvimento do nosso esporte. Aproveitamos para solicitar o apoio de todas as entidades de tiro desportivo (clubes, federações e confederações), aos parceiros, aos CACs e ao Exército Brasileiro na certeza da importância da nossa união buscando sempre a luta pelo direito à liberdade, direito à defesa e o direito de praticar o tiro esportivo.

Há muito que fazermos juntos em prol do Tiro Esportivo!

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.