O presidente da CBTE e da Confederación Sudamericana de Tiro (CST) Jodson Edington, esteve reunido na última terça-feira com o presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR) e do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez Lopez. Durante o encontro, em Assunção, Jodson entregou uma proposta detalhada visando ao crescimento e fortalecimento do Tiro Esportivo na América do Sul e a inclusão de um evento classificatório para os Jogos ODESUR.
“Fomos muito bem recebidos pelo presidente Camilo Perez. Apresentamos uma proposta para a inclusão de um evento classificatório para os Jogos Sul-Americanos, organizado pela CST, para que o Campeonato Sul-Americano sirva como classificatório para a participação dos atletas nos Jogos ODESUR. Além disso, pedimos a inclusão da premiação por Equipes nessa competição”, explica Jodson.
O dirigente acrescentou a necessidade de melhorar o nível técnico dos atletas dos 12 países filiados à Confederación Sudamericana.
“Precisamos criar uma estratégia para aumentar a quantidade de atletas no tiro esportivo e motivar as instituições esportivas de cada país – Ministério do Esporte e Comitê Olímpico –, a dar mais oportunidade para esses atletas, sabendo que eles agora têm uma classificatória para participar dos Jogos ODESUR. Com certeza, isso vai aumentar o interesse dos atletas e a visibilidade do tiro esportivo e todo mundo ganha”, afirma o presidente da CST.
Jodson cita como exemplo o sucesso do Campeonato das Américas Júnior de Carabina e Pistola disputado na capital paraguaia.
“A competição serviu como seletiva para os II Jogos Pan-Americanos Júnior, que será realizado no mês de agosto em Assunção. Tivemos um excelente número de competidores que representam a nova geração do tiro esportivo das Américas e que durante seis dias brigaram por uma vaga no Pan. E é isso que queremos para o Campeonato Sul-Americano de Tiro Esportivo, que ele seja classificatório para os Jogos ODESUR, o principal evento da América do Sul”, completa.
Jodson agradeceu o apoio de Camilo Perez, que também é membro do Comitê Executivo da PANAM Sports e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e ressaltou a importância dessa parceria.
“Vai ser uma ação conjunta entre a Confederación Sudamericana de Tiro, a Federação Paraguaia de Tiro Esportivo, a CBTE e a ODESUR. Tenho certeza de que a união dessas quatro instituições será muito positiva para a nossa modalidade”.
Também estiveram presentes ao encontro em Assunção o presidente da Federação Paraguaia de Tiro, Osvaldo Bergues; o Secretário Geral da CST e diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Maalouf; e o vice-presidente da CBTE, Amilcar Silva Júnior.