O atleta brasileiro, Roberto Schimts, conquistou um excelente resultado na primeira etapa da Copa do Mundo de Tiro ao Prato, realizada entre os dias 25 e 31 de março de 2012, em Tucson, Arizona, EUA. No primeiro dia de sua prova, fossa olímpica, na sexta-feira, Schmits, com ótima atuação finalizou em 3º lugar, ao acertar 25 e 24 pratos, respectivamente e empatado com outros 2 atletas, o americano Hadden e o espanhol Serrano, todos com 49 pratos quebrados. No sábado, dia das três séries finais, o brasileiro mostrou consistência, fez 23-25-24 e passou para as finais em quarto lugar, com um total de 121 pratos, empatado com o russo Alexey Alipov e atrás do italiano Erminio Frasca, com 122 e do americano Ryan Hadden, que acertou 123 pratos.
Na disputa final, Roberto começou firme e acertou os 5 primeiros pratos. O brasileiro não conseguiu manter o bom início e finalizou a série decisiva com 20, e com 141 pratos no total, resultado que lhe garantiu o 5º lugar geral, a melhor colocação já conquistada por um atleta brasileiro do Tiro ao Prato, em etapas de Copa do Mundo de Tiro Esportivo. A prova foi vencida pelo americano Ryan Hadden, com um total de 148 pratos. O segundo lugar foi assegurado pelo italiano Erminio Frasca, com 144, após um desempate com o russo Alipov, que ficou com o bronze. Em quarto lugar chegou, o também italiano, Rodolfo Vigano, com 142 e em sexto o espanhol Jesus Serrano, com 140 pratos acertados.
A Copa do Mundo de Tiro ao Prato terá sua segunda etapa na cidade de Londres, Inglaterra, com a realização do evento-teste dos Jogos Olímpicos Londres 2012. A competição acontecerá entre os dias 19 e 28 de abril. Roberto Schmits participará desta etapa londrina e chegará ao evento com o moral bastante elevado após o grande resultado conquistado em Tucson.