logotipo
CONTATO
Canal da CBTE no Youtube Página da CBTE no Instagram Fanpage da CBTE no Facebook Procura no site Perguntas Frequentes
12/10/2014
Tiro Esportivo busca vagas olímpicas em competição pan-americana
Campeonato das Américas será realizado em Guadalajara, México

O tiro esportivo brasileiro terá uma grande oportunidade para aumentar o número de representantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com 9 vagas já garantidas, por ser o país anfitrião, nossos atletas miram outras onze, as primeiras individuais, que estarão em disputa no 11º Campeonato das Américas, competição pan-americana que será realizada a partir desta segunda-feira (13/10), na cidade mexicana de Guadalajara.

Vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE e chefe da delegação brasileira, Ricardo Brenck acredita ser possível repetir e até melhorar a performance alcançada, neste mesmo evento, em 2010, no Rio de Janeiro, quando duas vagas, para os Jogos de Londres, foram conquistadas. O dirigente percebe uma grande evolução dos brasileiros no esporte, que conta, atualmente, com 3 colocados entre os 20 melhores do mundo, Rodrigo Bastos, da fossa olímpica, em nono; Cassio Rippel, carabina deitado, 13º e Emerson Duarte, tiro rápido, na 17ª posição. Além dos três citados, outros estão bem classificados no ranking mundial, como Bruno Heck; Julio Almeida; Felipe Wu e Jaison Santin. Ricardo acredita que são grandes as possibilidades de haver mais representantes brasileiros, no Rio de Janeiro, em 2016.

Das quinze modalidades olímpicas, a competição mexicana distribuirá onze vagas, sendo quatro destinadas às mulheres e sete aos homens. Quatro modalidades não distribuirão o passaporte olímpico, fossa olímpica e o skeet, entre as mulheres e pistola tiro rápido e fossa double, entre os homens. Todas as provas serão classificatórias para os Jogos Pan-americanos de 2015, em Toronto, Canadá.

No primeiro dia de competição (13/10), duas provas distribuirão vagas, ambas na pistola de ar, para homens e mulheres. Representarão o Brasil, nas duas competições, Daniele Diógenes, Rachel Silveira, Tatiana Cruz, Felipe Wu, José Carlos Iengo e Julio Almeida.

O 11º Campeonato das Américas de Tiro Esportivo será disputado nos estandes do Club Cinegetico Jalisciense, Guadalajara, México e as provas poderão ser acompanhadas pelo site da CBTE, www.cbte.com.br ou pela Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês), no endereço www.issf-sports.org, até o dia 19 de outubro, dia das duas últimas provas do torneio.
por: CBTE